PACE ARQUITETURA CAMPINAS

Valores & Integridade

Lightning Design na arquitetura 

O lightning design é a matéria que estuda a aplicação da luz de maneira consciente. O tema é vasto, pode ser usado unicamente como meio estético, como no caso de uma iluminação planejada de um evento social (como casamentos, palestras, etc) ou mesmo na arquitetura, a fim de melhorar o ambiente de trabalho ou facilitar a indicação de informações, etc.

Em nosso site, temos como objetivo tratar unicamente sobre os benefícios de se utilizar a luz natural em projetos de arquitetura através do lightning design. Como aproveitar melhor a luz natural, tão abundante no nosso país, a fim de poder usufruir dos diversos benefícios que são fornecidos com seu uso.

Para isso não são necessárias mudanças radicais e amplos conhecimentos do assunto, qualquer arquiteto, tendo como premissa fazer melhor uso da luz natural, poderá atingir ótimos resultados.

Podemos citar também a própria beleza estética, os benefícios da ergonomia visual. Projetos que tem como premissa utilizar a luz natural possuem espaços mais amplos, cortes na estrutura diferenciados dos convencionais, maior uso de vidros, entre outros detalhes que os tornam agradáveis de se ver.

Brasil e suas vantagens

Como país, temos uma riqueza natural enorme, mas muitos não percebem que essa riqueza também se trata da iluminação natural. Somos um país tropical, privilegiado por termos uma boa dosagem de luz natural todos os dias e em todas as estações do ano. Muitos países da Europa sofrem com o clima e tempo fechado trazido pelo inverno e outono. Alguns países nórdicos chegam a passar seu inverno com pouquíssimas horas de claridade natural. Isso gera em muitas pessoas o que se chama de depressão sazonal. O Canadá, por exemplo, possui propagandas específicas de anti-depressivos veiculadas sempre no inverno, devido ao clima e a falta de iluminação natural que aumenta o índice de pessoas com depressão e outros distúrbios psicológicos.

O Brasil não sofre desse problema de falta de luz natural, mais do que qualquer outro país, devemos e temos a obrigação de fazer uso dessa energia natural que está disponível, sempre e de graça. Precisamos não só ter a consciência do seu uso para fins sustentáveis, mas também para a saúde da própria população. Com o uso inteligente de uma arquitetura que utilize melhor os benefícios da luz natural, teríamos um impacto significativo na redução de doenças, na redução do consumo de energia elétrica, maior produtividade de funcionários em ambientes de trabalho e consecutivamente, um impacto ambiental menor.

ROI - Return of Investiment

Retorno de Investimento utilzando o Lightning Design na Arquitetura.

Ao se construir utilizando conscientemente o uso da luz natural, é necessário a contratação de um arquiteto com conhecimento mais especializado no Lightning Design.
O custo a princípio parece maior, você não poderá além de contratar qualquer arquiteto, utilizar qualquer tipo de material.
Mas nos diversos cases que trazemos temos exemplos de arquitetos que conseguiram inclusive reduzir custos no uso de materiais.

As construções com Lightning Design fazem uso de vidro na maior parte de sua estrutura, com isso, exige-se também sólidas colunas e outros meios de sustentar todo o projeto.


Existe portanto um uso maior de materiais e inteligência para se construir utilizando Lightning Design, porém acaba se conseguindo ao longo do tempo um retorno desse investimento, com o baixo consumo de energia elétrica que podem ser medidos, mas também há os benefícios a saúde que nem sempre são medidos mas podem ser percebidos.

Exemplo disso é que funcionários expostos a luz natural produzem mais que funcionários que estão sem tal exposição, isso porque os benefícios da luz natural na saúde são várias, em primeiro momento está no psicológico das pessoas, a luz natural vai evitar acúmulo de estresse e possíveis depressões.

Vários estudos no New England Journal of Medicine mostraram a importância do projeto de iluminação eficaz e seu impacto sobre a saúde física e mental.

LEED

Muitos desses trabalhos estão associados ao LEED Leadership in Energy and Environmental Design.
O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema de certificação e orientação ambiental de edificações. Criado pelo U.S. Green Building Council, é o selo de maior reconhecimento internacional e o mais utilizado em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Ainda que existe o LEED, você como pessoa comum que quer construir a sua residência ou otimizar a iluminação sentida nela não precisa de um certificado LEED, mas vai ser de grande ajuda contratar alguém com tal conhecimento.

O sistema de classificação LEED é a referência internacionalmente aceita para alto desempenho em edifícios verdes. A intenção do programa é promover a saúde ambiental e humana em todas as etapas de projeto, construção e operação de edifícios. De acordo com o Departamento de Energia dos EUA, os edifícios consomem cerca de 39% da energia e 75% de eletricidade produzida anualmente nos Estados Unidos. 
O sistema de classificação LEED é um processo datadriven, exigindo uma análise quantitativa para proporcionar impactos mensuráveis e criar um base para melhoria contínua. Alta eficiência de sistemas de aquecimento e refrigeração podem proporcionar um ambiente de melhor conforto térmico, usando menos KBTU de energia elétrica e combustíveis fósseis que um sistema padrão.

Estamos falando de EUA, ao se falar em Brasil deve-se levar em conta a abundância de luz natural que temos durante todos os períodos do ano. Não sofremos de épocas escuras como no caso de diversos países europeus, cabe a nós brasileiros fazermos melhor uso desse recurso natural.

Uma parte importante da avaliação de design sustentável em um novo projeto de construção é
compreender o retorno sobre o investimento. Estratégias de conservação de energia pode exigir um maior investimento inicial, no entanto, a economia atingida deve compensar custos adicionais. Com muitos novos projetos de construção, pode ser difícil estimar as economias previstas do sistema highefficiency (de alta eficiência), portanto, alguns modelos simulados no computador e outros cálculos ajudam a compreender o impacto das atualizações e as suas economias de forma antecipadas. Um programa de computador que seja capaz de antecipar gastos, ajudará aos designers a simularem melhor o projeto e poder prever antecipadamente a melhor solução.

Em 2009, The Sheward Partnership renovou sua suíte de escritório na Filadélfia, em resposta a renovar a concessão LEED por mais dez anos. O modeloi original foi construído em 2001. A otimização de energia  foi uma meta importante para a renovação e The Sheward Partnership teve como alvo um projeto de iluminação existente para maximizar a eficiência.
De acordo com o LEED para Guia de Referência de Interiores Comerciais, “Para interior de projetos comerciais, a redução da potência de iluminação interior destaca-se maior energia
e método de conservação disponíveis. Usando cálculos de densidade de potência de iluminação e modelagem tridimensional, a equipe antecipou uma economia de energia elétrica  em cerca de 50% na iluminação.”

CONTATO:

Arquiteto PACE

Rua Major Solon, n° 130

9° andar - unidade 906 - Centro 

Campinas SP  CEP 13015-095   BRASIL

 

Telefones: 

+ 55 (19) 99126-4322 (telefonia móvel e whatsapp)

+ 55 (19) 3233-4716 (horário comercial)

  

E-mail: pacearquitetura@gmail.com

Skype: andre.pace

 

Atendimento com horário e data agendada

Atualizado pela última vez por Andre Pace 24 Mar.

CONTATO com o ARQUITETO

Projeto Bombeiro:

Eventos Temporários:

Skype = andre.pace

SERVIÇOS OPCIONAIS


Junto do Projeto Arquitetônico alguns outros Projetos e/ou Serviços podem se fazer necessários.


Clique aqui e veja as opções.

 

Laudo Tecnico de Estabilidade - Para Alvara de Uso e afins

 

Arquiteto e Urbanista André Luís Pace desenvolve o Laudo Técnico de Estabilidade e Segurança de Imóveis para fins de renovação do Alvará de Funcionamento e afins.

Consiste em visita ao local, levantamento fotográfico das instalações e estruturas, bem como análise técnica e apresentação de Laudo Técnico nos Padrões Municipais, principalmente Campinas SP, com a devida assinatura pela Responsabilidade Técnica.

 

© 2017   Criado por Andre Pace.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço